terça-feira, novembro 03, 2015

Requalificação e Responsabilidade Social: Galeria ao Ar Livre na Quinta do Mocho!

Mais uma vez a arte urbana exerce um papel importante na revitalização de espaços públicos e áreas violentas das cidades. Em Sacavém, Portugal, o bairro da Quinta do Mocho ganhou dezenas de murais coloridos nas partes planas dos edifícios e, junto com as intervenções, novas possibilidades para moradores e visitantes.

Este projecto foi elaborado pelo O Bairro i o Mundo em parceria com a associação de teatro Ibisco, que transforma lugares degradados em verdadeiras galerias de arte a céu aberto. A nova atracção tem visitas guiadas gratuitas organizadas pela Câmara Municipal de Loures e feitas pelos próprios moradores, que se envolvem directamente no processo de mudança da região.

A iniciativa visa ainda a qualificação artística dos edifícios, a reabilitação de equipamentos colectivos e a mobilização, com o intuito de aumentar o sentimento de apropriação comunitária. No bairro existem mais de 3.500 habitantes, em sua maioria de etnia cigana e imigrantes africanos.

E o que poderia ser um factor de exclusão e de problemas sociais acaba por ser uma fonte de inspiração. 

Repara só:












Fotos © João Diogo Correia


























1 comentário:

Anónimo disse...

É também um bom projecto de acção participativa por parte dos moradores que ajudaram a pintar algumas das obras. A do Vhils por exemplo ( o olho ).

Magg

Real Time Web Analytics