Estando situado a uma altura de 15 metros, o
Madero Café surge como um objecto vermelho imponente localizado numa das estradas mais movimentadas na cidade da Guatemala. O lado exterior do estabelecimento também chama a atenção pelos carros coloridos que parecem ter perfurado o prédio, o que o torna interessante mesmo para quem o vê do lado de fora.
No entanto, é dentro do restaurante onde este projecto ganha vida. Mergulhado em texturas e cores, o espaço central é iluminado por claraboias, enquanto a água da chuva do telhado é colectada em tanques azuis e é usada para regar as plantas. Enquanto isso, um azulejo de concreto feito sob medida foi usado para o piso com um padrão aparentemente aleatório que serve como um guia de orientação – permitindo que as pessoas circulem em torno do núcleo do serviço de cozinha e casas de banho e explore as várias peculiaridades do café.
Concebido como uma “estufa”, o jantar é ao ar livre, sem partição de vidro que o separe das passarelas adjacentes. O exterior apresenta persianas dobráveis personalizadas compreendidas de painéis de aço. Esta fachada apresenta a maior parte do edifício, dando a impressão de um todo unificado visto de todos os lados.
* Imagens: Reprodução