sexta-feira, julho 20, 2018

As cinco lições de liderança de La Casa de Papel

Resultado de imagem para la casa de papel

De certeza que já ouviste falar da série La Casa de Papel, uma produção espanhola para a Netflix, que se tornou um êxito. Uma história simples e tão bem contada que nos conquista desde o primeiro minuto.
A história baseia-se num grupo de oito ladrões que tomam de assalto a Casa da Moeda de Espanha, com o objetivo de realizarem um grande assalto. Este foi minuciosamente estudado pelo “Professor”, a principal personagem da história, que, de acordo com as competências e habilidades necessárias para o efeito, recruta oito criminosos, cada um especialista numa determinada área. O objetivo é que se infiltrem na Casa durante o tempo necessário para imprimirem 2,4 mil milhões de euros e serem multimilionários.
No decorrer desta intensa história, as lições de La Casa de Papel sobre liderança são surpreendentes!


1) Conhecimento é poder


O Professor, executante deste gigantesco plano, estudou criteriosamente as relações com todas as partes envolvidas no assalto, as características, os movimentos e os comportamentos da polícia, dos reféns, da opinião pública e da própria equipa de assaltantes. Este conhecimento ajudou-o a antecipar situações e a prever os passos que teria de dar quando se deparasse com as mesmas. Um desses exemplos é quando a Inspectora Murillo, convicta de que encontraria algo comprometedor, o força a ir ao armazém da cidra. E mais não conto…
O mesmo se passa nas empresas, ter o máximo de conhecimento é importante, bem como estudar as relações com as diferentes partes, saber como atuam, para se poder antecipar os passos a tomar e ter um plano alternativo para os momentos de crise, caso seja necessário.


2) A escolha da equipa é fundamental para o sucesso

A diversidade da equipa que é reunida para a tomada da Casa da Moeda é uma das melhores lições contidas na série. O Professor escolhe com muito cuidado cada pessoa da equipa, cada um com um conhecimento específico em determinada tarefa, de forma a que se complementem e o resultado final seja o melhor.
Apesar das competências individuais serem importantes, é preciso manter a equipa a trabalhar como tal. E nem sempre é fácil, quando os ânimos se incendeiam e as reações não são as melhores. Temos um exemplo disso quando o Berlim ata a Tóquio a uma maca e a expulsa da Casa da Moeda, colocando-a nas mãos da polícia.
Um bom líder, para além de ter um cuidado especial na seleção da equipa, contemplando as capacidades individuais no todo, deve também ter a capacidade de gerir com prudência as diferentes personalidades e isso só se consegue com o domínio das emoções e uma assertividade presente nos momentos mais críticos. Tudo isto, mantendo sempre a motivação da equipa.


3) Investir no planeamento é essencial

Planear é essencial para que um projeto tenha sucesso. O Professor reuniu a equipa, cinco meses antes do assalto, para lhe apresentar detalhe a detalhe, o projeto. Dessa forma, os objetivos ficaram claros, cada um sabia a sua missão e como o seu trabalho encaixava no trabalho dos outros. Para além disso, foram pensados vários cenários, identificados possíveis obstáculos e estudadas, em conjunto, formas de os ultrapassar, sem que comprometessem o objetivo final. Um exemplo disso é quando a Tóquio está a ser transportada para o estabelecimento prisional e se recordou das palavras do Professor: “Eu nunca te vou falhar”. E não falhou!
O líder deve fazer o mesmo com a sua equipa, privilegiar o planeamento antes de agir, para que tudo dê certo e, acima de tudo, garantir à equipa que estará presente nos momentos mais difíceis.


4) A formação tem de ser uma prioridade

Tão importante quanto preparar a acção é simular a mesma, para que, desta forma, os elementos tenham uma resposta rápida ao acontecimento. Durante os meses da formação, o Professor foi preparando a equipa através de criação de exemplos de situações reais, com perguntas que os faziam pensar para além do óbvio e recorrendo a metáforas para que mais facilmente chegassem à resposta. Num ambiente empresarial, é importante que os colaboradores passem por este processo formativo, que se preparem através de simulações para o que vão lidar. Um bom líder não deve deixar a formação da equipa para segundo plano, correndo o risco de falhar totalmente no alcance dos objectivos.


5) Imprevistos acontecem

Neste plano, como em qualquer outro, é inevitável que aconteçam imprevistos. Lamentar e não fazer nada para os resolver pode ser perda de tempo. É preciso aceitá-los e integrá-los da melhor maneira no plano, para que tudo continue a correr como previsto. O Professor não esperava apaixonar-se pela Inspectora, mas aconteceu! Se na história estes momentos são de viragem e representam um pico dramático, nas equipas também. O líder deve estar preparado para não deixar cair a equipa na desmotivação quando os imprevistos acontecem, levando-os a mudar a perspectiva e a verem o lado positivo da situação, mesmo que naquela altura não seja totalmente evidente. Afinal, quem sabe, se de um imprevisto resulta um final feliz!

Sem comentários:

Real Time Web Analytics