quinta-feira, maio 28, 2015

Bolinhas de queijo de cabra com limão e dukkah!



Ingredientes 

Para 16 bolinhas
240 g de queijo de cabra macio
250 g de queijo creme
1 colher de chá de casca de limão ralada
1 colher de chá de flor de sal
100 g de dukkah (ver nota)
Azeite extra-virgem
Tostas crocantes para servir 

Coloque o queijo de cabra, o queijo creme, a casca de limão ralada e o sal num liquidificador e misture bem até ficar com uma consistência homogénea e macia. Coloque o dukkah num tabuleiro. Passe as mãos por azeite e faça bolinhas com a mistura de queijos (a quantidade de cada bolinha corresponde a uma colher de sopa). Depois passe as bolinhas no tabuleiro de dukkah até ficarem bem revestidas com a mistura de sementes e frutos secos. Leve ao frigorífico durante uma hora. Tempere com o azeite extra-virgem e sirva com tostinhas crocantes.


Nota: A receita original sugere que se compre um pacote de dukkah. Como, em Portugal, eu nunca encontrei, aconselho a fazer em casa, porque é muito simples.




Ingredientes 
Para o dukkah (adaptado do the kitchn)
1 chávena de pistácios (podem ser amêndoas, avelãs, nozes, etc.)
1/2 chávena de sementes de sésamo
1/2 chávena de sementes de coentros
1/4 de chávena de sementes de cominho
1 colher de chá de flor de sal
Pimenta moída 

Toste (no forno ou na frigideira, como preferir) primeiro os frutos secos e depois junte as sementes. Deixe arrefecer. Moa todos os ingredientes num liquidificador até ficar uma mistura bem picada e crocante (uma espécie de pó grosso), mas não misture demais senão torna-se uma pasta. Guarde num recipiente bem fechado no frigorífico. É um ótimo condimento para outras receitas.
É um excelente aperitivo ou mesmo uma entrada para um jantar. Além de original, pode surpreender os seus convidados com a expressão "dukkah" como se fizesse parte do seu dia a dia. Vai parecer super internacional (ou pelo menos super Médio Oriental!)

1 comentário:

No Limite do Oceano disse...

Nunca tinha ouvido falar de dukkah, e só por levar cominhos, que raramente como, acho que deve de ter um saber muito peculiar, intenso e claro diferente.

Real Time Web Analytics