As bagas goji andam nas bocas do mundo nos últimos anos. Tudo porque foram consideradas um dos mais potentes superalimentos, graças às suas propriedades nutricionais.
A fama correu de boca em boca e trouxe as bagas goji dos Himalaias, na Ásia, a todos os cantos do mundo. Há mais de 2500 anos que, na China, esta pequena baga vermelha, que se parece com uvas passas, é usada como alimento e, especialmente, com fins medicinais.
Reza a lenda que o mestre taoista chinês, Li Qing Yuen, viveu até aos 252 anos graças ao consumo diário de bagas goji e a fama começou.
COMO CONSUMIR?
As bagas goji podem ser consumidas cruas, em saladas, sumos, batidos, chás, com cereais ao pequeno-almoço, misturada nos iogurtes, na granola, também em saladas, batidos ou sumos e ainda há também quem as junte a molhos, arroz ou sopas. O consumo de bagas goji não deve ultrapassar as 45 gramas diárias.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DAS BAGAS GOJI?
Entre os benefícios das bagas goji estão o facto de serem ricas em aminoácidos (19, dos quais 8 são essenciais), ácidos gordos ómega 3 e 6, ciperone, fisalina e betaína, responsáveis pelo desenvolvimento do tecido muscular, cruciais na manutenção da pressão arterial e da prevenção das doenças cardiovasculares, da diabetes e de algumas formas de cancro, combatem a hepatite, protegem o fígado e as células.
Ricas em vitaminas C e do complexo B, antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias, as bagas goji, reforçam o sistema imunitário, previnem o envelhecimento do organismo e a impotência sexual. As pessoas que consomem bagas goji sentiram ainda melhorias quanto à qualidade de sono, níveis de concentração, stress, ansiedade, depressão e bem-estar em geral.
QUAIS SÃO OS CUIDADOS A TER NO CONSUMO DE BAGAS GOJI?
Apesar de todos os benefícios apontados às bagas goji, a verdade é que esta fruta ainda foi pouco estudada pela comunidade científica, pelo que o Observatório de Interações Planta-Medicamento, recomenda cautela.
Até à data, é desaconselhado o consumo a pessoas que tomem medicamentos anticoagulantes uma vez que, em 2001 e 2008, foram reportados casos de aumento do efeito o que levou a casos de hemorragias, tendo sido relacionado com o consumo de chá de bagas goji.
As bagas são desaconselhadas a quem tomar fenitoína, fluvastatina, losartan, varfarina. As bagas goji também são contra indicadas a grávidas, lactentes e crianças, precisamente pela falta de estudos científicos a este grupos.
Por fim, alguns estudos têm analisado o relacionamento das bagas com a hepatite autoimune. Aparentemente, podem provocar distúrbios no sistema imunológico que não reconhecem as células do fígado, considerando-as estranhas e provocando uma inflamação que leva à destruição das células e à cirrose.
Como em tudo, é necessária moderação. A melhor forma de conseguir todos os nutrientes e vitaminas que o seu corpo precisa é através de uma alimentação variada, ingerindo na dose recomendada, todos os alimentos presentes na roda dos alimentos. Se está a tomar medicação, fale com o seu médico antes de tomar qualquer tipo suplemento, mesmo quando se trata de produtos naturais ou superalimentos.
2 comentários:
Super, psiiuuuu, tenho cusquice para te contar.
lol
Escrevi aqui porque não havia nenhum comentario de outros.
O teu blog tem mail?
O Anfitrião de Lisboa Claro = superfunkastic@gmail.com
Enviar um comentário