terça-feira, agosto 28, 2018

7 Estratégias Fundamentais Para Acabar Com A Procrastinação

Vê como parares de procrastinar de uma vez por todas Todos nós procrastinamos de vez em quando. Às vezes, procrastinamos para fazer coisas simples, como arrumar o armário, limpar o quarto ou levar o lixo. Porém, o pior cenário é a procrastinação de coisas importantes e sérias: actualizar o currículo, trocar de emprego, finalizar aquela apresentação importante, terminar a sua parte num projecto ou entregar aquele relatório. Este tipo de procrastinação não prejudica apenas o teu trabalho ou a tua vida, prejudica a vida e o trabalho de outras pessoas que dependem de ti. 


É certo que as pessoas apresentam todos os tipos de razões para a procrastinação: “eu estou muito ocupado, muito cansado, muito stressado. Fazer isto é muito arriscado, muito incerto. Eu sou muito inexperiente, muito velho, muito jovem para isto”. Enfim, os motivos são inúmeros mas, mais frequentemente, eles são simplesmente desculpas para fazer o trabalho real e experimentar o desconforto emocional inerente de fazer mudanças significativas. 


No cerne deste desconforto está o medo. Esta emoção potente e instintiva cujo motivo da existência é nos proteger da dor (incluindo a variedade emocional) e nos afastar de tudo o que pode nos ameaçar, ferir o nosso orgulho ou atrapalhar a nossa vida. No entanto, quando perdemos o controle, estes medos podem-nos levar a acreditar que, se procrastinarmos tempo suficiente, a nossa situação melhorará, ou as nossas dúvidas desaparecerão magicamente e serão substituídas por clareza e coragem. Enganamos-nos dizendo que “um dia” estaremos prontos para fazer uma mudança, ou “um dia” seremos mais confiantes e encontraremos circunstâncias mais fáceis. 

Infelizmente, o inverso é geralmente verdadeiro. À medida que os dias evoluem de forma constante, os nossos medos crescem. E com o tempo, eles acabam criando um funeral para sonhos não cumpridos e para um potencial inexplorado. Com o tempo, a nossa procrastinação pode abalar as nossas finanças, carreira, negócios, relacionamentos e saúde. Não queremos admitir isto, mas ao optar por deixar para amanhã o que deveríamos fazer hoje nós, inadvertidamente, vendemos a nossa felicidade. 

PARA ACABAR DE PROCRASTINAR DE UMA VEZ POR TODAS, VÊ 7 ESTRATÉGIAS FUNDAMENTAIS: 


1. Anota o teu objectivo e dá um prazo: Um objectivo sem prazo pode-se estender indefinidamente.

2. Quebra o teu objectivo em pequenos pedaços: Quanto maior o teu objectivo ou a mudança que desejas fazer, mais rapidamente ele pode sobrecarregar-te. Então, se o teu objectivo parecer assustadoramente grande, quebra-o em passos geríveis ​​e fáceis de tomar. Lembra-te, tu não precisas saber cada passo do caminho; apenas os próximos passos imediatamente à frente. Os teus próximos passos tornar-se-ão óbvios quando tiveres de te movimentar. 

3. Visualiza o futuro que desejas: Imagina as emoções que tu sentirás. Imagina-te no teu lugar favorito comemorando o que tu realizaste. Imagina aqueles que te amam comemorando o  teu sucesso. 

4. Aproveita o medo: O medo é uma emoção poderosa que pode-nos manter atormentados em desculpas. No entanto, se tu te concentrares no que tu não queres, tu podes usar o medo para alcançar os teus objectivos. Então, anota como tu achas que te vais sentir daqui um ano se tu não alcançares os teus objectivos neste momento. Sê corajoso e realmente honesto contigo mesmo sobre o custo dessa inacção contínua. Permite que o medo te faça agir, mas não permitas que ele te congele. 

5. Cria responsabilidade: Cria alarmes para te lembrares de prazos, e pede para alguém te chamar a atenção quando eles estiverem a acabar. Sê o teu próprio vigia, anota as tuas metas em post-its e espalha estes papeis pela tua casa. Sê responsável. 

6. Cria recompensas: Configura um sistema de recompensas para garantir que tu sintas o progresso das tuas metas. Quando alcançares um pequeno objectivo dentro do teu objectivo maior, dá algo de presente para ti mesmo. Sai com os teus amigos, escuta aquela música que tu gostas, vai dançar, sai para jogar futebol ou tira meia hora para jogar um jogo, ou ver uma série. 

7. Age vitoriosamente diariamente. Começando hoje: Criar um impulso é crucial. Então, compromete-te a sair da tua zona de conforto pelo menos uma vez por dia. A partir de hoje – e antes que as tuas desculpas carregadas de medo, disfarçadas de pura preguiça, comecem novamente. Não importa o quão rápido tu estás a ir, desde que tu estejas avançando numa direcção que te inspire. Então, dá este primeiro passo, depois outro, depois outro e, no fim, vais ver que o caminho valeu a pena.

Sem comentários:

Real Time Web Analytics