domingo, outubro 13, 2019

Espetadas de polvo no forno


INGREDIENTES
2,5 Kg polvo congelado
1 cebola média
1 folha de louro
50 g tomate seco em conserva
2 c. sopa azeite da conserva do tomate
2 dentes de alho
300 g farinha de milho
1,2 L água
1 c. sopa cebolinho seco
1 c. chá sal
qb pimenta de moinho
6 chalotas
4 c. sopa azeite
250 g tomate míni alongados
qb espetos de madeira
1 limão
1 salada alentejana

PREPARAÇÃO
1. Coloca o polvo congelado numa panela, junta a cebola descascada e a folha de louro. Tapa e deixa ferver, em lume brando, cerca de 25 minutos, ou até a cebola estar macia. Retira o polvo e deixa arrefecer.
2. Pica finamente o tomate seco e leva-o ao lume num tacho com 2 colheres de sopa do azeite da sua conserva e os dentes de alho, espremidos. Deixa cozinhar 1 a 2 minutos até o alho começar a alourar e adiciona a farinha de milho, previamente dissolvida na água, mexendo sempre para não encaroçar.
3. Adiciona o cebolinho e tempera com o sal e pimenta moída na altura. Cozinha em lume moderado, mexendo frequentemente até a mistura engrossar.
4. Deita o preparado anterior num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal, de modo a ficar com cerca de 1,5 a 2 cm de altura. Deixa arrefecer completamente.
5. Pré-aquece o forno a 180° C.
6. Descasca as chalotas, corta-as em gomos finos, espalha-as sobre o preparado que está no tabuleiro, rega com 3 colheres de sopa de azeite e leva ao forno durante cerca de 20 minutos.
7. Desenforma a massa e corta-a em quadrados ou em palitos largos.
8. Separa os tentáculos do polvo e enfia cada um em ziguezague nos espetos de madeira, alternando com tomate míni alongado. Reserva alguns.
9. Coloca os palitos de milho no tabuleiro, juntamente com o tomate que tiver reservado, e as chalotas. Ao lado dispõe as espetadas de polvo, regando com o restante azeite. Leva ao forno por mais 15 a 20 minutos.

Sem comentários:

Real Time Web Analytics