quinta-feira, outubro 15, 2015

Expressões cruas de pessoas que passam por quimioterapia

O fotógrafo californiano Robert Houser iniciou em 2011 um projecto de retratos intitulado Facing Chemo (“Enfrentando a Quimio”, em português), protagonizado por pessoas que passam pelo tratamento da quimioterapia. Hoje a série conta com imagens de mais de 35 pessoas e é intensa como a fotografia deve ser.

Através da arte, o fotógrafo comunica as suas questões relacionadas à saúde. Ele criou, assim, a ONG Facing Light Foundation, onde usa a fotografia para narrar as histórias de pessoas que enfrentam o desafio da doença e do processo do tratamento, com o objectivo de levar uma perspectiva mais humana para a comunidade médica e galerias através de exposições itinerantes. Robert declara: “Eu quero educar, mover e inspirar. Quero que as pessoas sintam… tenham empatia. O cancro atinge muitos de nós”.

O fotógrafo contou que o projecto começou quando estava fotografando uma mulher e notou que ela tinha uma cicatriz. Ele questionou-a sobre a marca e ela contou que ia iniciar o processo de quimioterapia e perder todo seu cabelo. Robert perguntou se poderia fotografá-la durante o processo, mas ela recusou-se. Alguns anos mais tarde, ela procurou-o dizendo quetinha mudado de opinião e assim começou a série.

Vem conhecê-la:








Robert lançou ainda outra exposição dentro deste projeto sobre o tema chamado -  Facing Chemo Before & After (Enfrentando a Quimio Antes & Depois), que retrata pacientes durante e depois do processo de quimioterapia.





Todas as fotos © Robert Houser

Para saberes mais sobre os projectos, segue este link.

Sem comentários:

Real Time Web Analytics