terça-feira, outubro 13, 2015

Fotógrafo retrata como dormem as crianças sírias que fugiram da guerra

Os conflitos armados na Síria já fizeram com que mais de 4 milhões de pessoas deixassem o país. Destas, mais de 1 milhão são crianças com menos de 12 anos. Acompanhados da família ou enviados sozinhos para que fujam do terror e da opressão, os pequenos chegam assustados à Europa e a outras partes do Médio Oriente.

Estas crianças deixaram para trás os seus quartos, os seus brinquedos favoritos, os familiares, os amigos e os sonhos. Sem recursos, sucumbem a doenças e encontram em qualquer lugar, seja terra ou asfalto, um canto para dormir. Mas nem nos sonhos estes encontram um lugar seguro: muitos relatam pesadelos e flashes de bombas e violência. Apesar da pouca idade, estas crianças já viram de perto o lado mais cruel do ser humano.

O foto-jornalista Magnus Wennman viajou pela Europa captando o sono assustado e leve dos pequenos sírios que fugiram da guerra. As imagens são de apertar o coração de qualquer um:















Todas as fotos © Magnus Wennman

Para que a solidariedade não se fique apenas pela emoção ao ver as fotos, existem milhares de pessoas tentando ajudar os refugiados a chegar em segurança a diferentes países, principalmente na Europa. Uma das iniciativas que mais nos impressionou foi a de um grupo de jovens salva-vidas que juntou 15 mil euros dos seus próprios bolsos para resgatar pessoas na ilha de Lesbos. Todos os dias, eles ajudam cerca de mil pessoas, entre as quais muitas crianças, a pisar o chão firme e mais seguro.

No entanto, para continuar, eles precisam de mais apoio e por isso lançaram uma campanha. De seguida deixo o vídeo de apresentação e aqui o link através do qual tu podes ajudar este trabalho.


Sem comentários:

Real Time Web Analytics