sábado, setembro 12, 2015

“Mukbang”: a nova moda na Coreia do Sul de filmar refeições ao vivo na internet – e ganhar dinheiro com isso


A facilidade de estarmos conectados online traz sempre à tona uma pergunta que divide opiniões: estamos mais próximos ou mais distantes uns dos outros? Se for pela nova onda chamada “Mukbang“, a questão avança para um outro nível. Os coreanos agora estão a ganhar dinheiro simplesmente pelo ato de comer em frente às câmeras, conectadas com outras milhares de pessoas, numa espécie de ceia virtual.

O fenômeno ganhou tal nome devido a combinação das palavras comer (muk-ja) e transmitir(bang-song) em coreano. O jovem Lee Chang-hyun, um garoto de 14 anos que vive em Seul, capital da Coreia do Sul, janta por volta da meia-noite e nunca está sozinho, tendo a companhia de alguns amigos em frente à webcam.

Além de mostrar o que está comendo, interage com os demais através de um chat, do qual cerca de 10 mil pessoas fazem parte. Se está divertido, as pessoas dão “likes” através de estrelas, que é uma forma de pagamento ao canal de Lee, dentro de um servidor chamado Afreeca. Por volta de duas horas, acredita-se que o jovem ganhe cerca de US$ 1.5 mil enquanto pratica o ritual diário.



Alguns canais têm ganhado fama, como de BJ Beomprika, um dos pioneiros no Mukbang, BJ Shoogi, que come enormes porções de comida, e BJ Benzz, quieto e muito comilão, chegando a devorar até dois bolos inteiros e tomar 1 litro de leite ao vivo. Um dos mais bem sucedidos é o usuário The Loan Shark, que ganha em torno de 200 mil dólares por ano com o canal.




1 comentário:

No Limite do Oceano disse...

Dispenso, mas quem sabe se essa tendência não chega à Europa!

Real Time Web Analytics