quarta-feira, junho 29, 2011

Estacionamento começa a ter preços diferentes a partir de segunda-feira

O preço do estacionamento na cidade de Lisboa vai diferenciar-se a partir de segunda-feira, segundo o novo tarifário da EMEL, que garante redução de valores na área verde e aumentos nas denominadas zonas amarela e vermelha.
Segundo a empresa que gere o estacionamento na capital, em 62 por cento dos lugares disponíveis, o preço pode diminuir quase dois euros na quarta hora de parqueamento. A primeira hora nestes locais, de baixa rotação de estacionamento, custa 0,80 euros.
Na zona amarela, que inclui 35 por cento do total de lugares e com rotação média de estacionamento, o preço aumenta nas primeiras duas horas. Na terceira hora, o valor é quase igual ao atual e na quarta hora irá diminuir.
Correspondendo a três por cento dos lugares, os eixos vermelhos foram identificados como zonas de grande rotatividade e para serem utilizadas por curtos períodos de tempo. O estacionamento nestes locais estará limitado a duas horas.
As zonas vermelhas correspondem a locais como Baixa/Chiado, Avenida António Augusto Aguiar, Avenida da Liberdade, Avenida de Berna, Avenida Guerra Junqueiro, Avenida João XXI, Praça de Londres, Praça Duque de Saldanha e parte da Avenida da República, Avenida de Roma e Campo Pequeno.
A justificação para a nova modalidade de preços diferenciados nas três zonas é a adequação do “comportamento da procura e da oferta e às necessidades de mobilidade sustentável em Lisboa”.
Os critérios passam pela quantidade de lojas e serviços, pela procura/oferta de estacionamento à superfície e em parques subterrâneos, assim como pela rede de transportes coletivos e pelo rácio de residentes, alojamentos e veículos por zona da cidade.

Sem comentários:

Real Time Web Analytics