sábado, novembro 19, 2016

5 pratos indianos que precisas conhecer e provar pelo menos uma vez na vida!

A Índia possui mais de 1.3 bilhão de habitantes e num país com tantos habitantes, não existe nada melhor que a sua pluralidade cultural derivada da influência de colonizadores de diversos cantos do mundo. Conhecida pelas cobiçadas especiarias que atraíram tantas expedições ao seu território, não é surpresa que a gastronomia indiana seja uma das mais apreciadas do mundo.

Fiz uma lista de cinco pratos indianos que tu precisas experimentar o quanto antes. 

1. Vada Pav


A sanduíche vegetariana que possui ‘hambúrguer’ de batata num pãozinho (o pav) é uma típica comida de rua muito popular em Mumbai. A preparação é simples, primeiro é necessário fazer um tipo de pure de batatas e temperar com pimentões, alho, assa-fétida, açafrão, sementes de mostarda e alho. A massa é então revestida em farinha e frita para ser colocada no pão. O lanche geralmente é servido acompanhado de chutney, uma espécie de molho feito com frutas, açúcar, vinagre e especiarias.

2. Palak Paneer


É sem dúvida um dos mais saborosos e solicitados pratos vegetarianos de comida indiana. O seu nome vem da combinação de Palak (espinafre) e paneer (queijo). O molho de caril é feito à base de espinafre e molho de tomate. Arroz cozido é o complemento ideal, embora algumas pessoas prefiram comer num pão. Este prato é típico da região do Punjab.

3. Frango na manteiga


Este é um dos pratos mais populares no país e consiste num frango marinado em iogurte e uma mistura de especiarias cozidas com um molho feito com manteiga, pasta de tomate e outros ingredientes. Ele é frequentemente servido com lentilhas pretas, salada verde e um pão chamado naan. É considerado um dos pratos mais saborosos da região de Punjab, localizada no norte da Índia.

4. Caril de peixe


É um prato típico em todo país, mas cada região possui uma maneira diferente de o preparar que pode incluir ingredientes distintos. O caril de peixe da Costa de Malabar, leva óleo de coco e, às vezes, leite. A sua cor avermelhada vem da pimenta em pó, por isso, é bem picante.

5. Vindaloo


O vindaloo é um curry tradicional da ex-colónia portuguesa de Goa. O nome vem do prato português “carne de vinha-d’alhos”. Tradicionalmente é feito com carne de porco, embora muitos restaurantes de outras cidades utilizem outras carnes. Apesar das suas origens na Europa, o prato indiano geralmente é bem picante. A sua preparação possui cardamomo, pimenta, canela, gengibre, alho, pó de mostarda e vinagre.

Sem comentários:

Real Time Web Analytics