segunda-feira, fevereiro 18, 2019

Os meninos vestem rosa!

Longe de questões partidárias do Brasil … Não sou afiliado de nenhum partido político. Num Brasil dualista e até mesmo intolerante, independente de 13 ou 17, espero que o atual governo faça uma boa gestão e atenda aos anseios daquele que é o principal alvo das políticas públicas: O POVO.


Recém-empossado, Jair Bolsonaro nomeou seus ministros e de imediato já surgiu a primeira polémica. Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, proferiu a seguinte frase: “meninos vestem azul e meninas vestem rosa”.


Em relação a esta ministra prefiro abster-me de opinar. Em primeiro lugar gostaria que tu entendesses de onde vem esta concepção de que uma menina usa rosa e menino usa azul. Quem inventou isto? Tu sabes?

Acreditas que cor-de-rosa nem sempre foi cor de menina nem o azul de menino?


E agora presta a máxima atenção no seguinte parágrafo:

“A regra geralmente aceita é que cor-de-rosa é para os meninos, e azul para as meninas. O motivo é que o cor-de-rosa, sendo uma cor mais decidida e forte, é mais apropriado para meninos. Enquanto o azul, que é mais delicado e gracioso, é mais bonito para a menina.”

Estás perplexo? Pois isto é um parágrafo escrito em 1918 por uma revista infantil americana, a Earnshaw, que era voltada para profissionais do ramo.

É que até a década de 1920 a concepção de cores para meninos e meninas era invertida. Meninas usavam azul e meninos, rosa.

A indústria da moda americana é que construiu essa ideia a partir de então.


Mas em 2019 o jogo virou e agora os meninos usam cor-de-rosa.

Estamos em 2019 e ainda estamos discutindo o que nossas crianças irão usar, achando que elas serão menos ou mais homens pelo uso de uma cor.

Vivemos num mundo globalizado onde cada vez mais o “eu” é valorizado e onde as pessoas cada vez mais tem a liberdade de vestirem o que quiserem, quando quiserem e onde quiserem.

Aliás, cartela de cores é assunto para Pantone, que por sinal em 2016 elegeu como cor do ano o cor-de-rosa quartzo.

Iremos usar cor-de-rosa quando nos apetecer e, se reclamares, iremos usar em todas as peças. A pensar nisto seleccionei algumas inspirações para ti. Espero que gostem.













Sem comentários:

Real Time Web Analytics