sexta-feira, setembro 18, 2015

9 Construções misteriosas que até hoje não têm explicação

No nosso planeta, existem lugares misteriosos, surpreendentes e difíceis de serem desvendados, até mesmo pela ciência. O passado das civilizações ainda guardam muitos segredos.

Vejam abaixo 9 construções que até hoje não têm explicação, embora cientistas e historiadores tenham tentado desvendar esses “mistérios”.

1 -A fortaleza cerimonial Inca de Sacsayhuaman, Peru

Dizem que esta fortaleza Inca, hoje em ruínas, foi construída com propósitos militares, para a defesa do império Inca que era ameaçado pelos invasores. As suas pedras são gigantes, e fiquei curioso em saber como elas foram transportadas até ao local, já que pesam toneladas. As técnicas utilizadas para construir este lugar são um verdadeiro mistério até hoje.


2 – Porta do Sol, Bolívia

Este portal construído de rocha e que tem o formato de uma porta, está localizado em Tiwanaku, Bolívia. É conhecido em todo o mundo como o exemplo da perfeição alcançado pela cultura pré-colombiana na América do Sul.


3 – As Grutas de Longyou, China

Uma das maiores construções escavadas pelo homem, estas grutas são um verdadeiro mistério, pois não se sabe por quem é que foram criadas. Elas foram descobertas no final do século 20, e no total são 24 cavernas artificiais esculpidas a mão. Os chineses consideram estas construções como a “Nona Maravilha do Mundo Antigo”.


4 – O obelisco inacabado de Aswan, Egipto

Muito procurado pelos turistas, este local curioso, inacabado e abandonado, com 42 metros de altura, teria sido o mais pesado e mais alto bloco único de pedra já trabalhado pelos egípcios. Acredita-se que as pessoas que o construíram abandonaram a construção por ter surgido uma fenda na pedra. Mas seria esse o único motivo?


5 – A cidade submersa de Yonaguni, Japão

Conhecida também como “A cidade perdida do Japão”, Yonaguni é um conjunto de ruínas submersas que deixam as pessoas curiosas sobre o seu surgimento. Esta formação rochosa foi descoberta em 1980 por mergulhadores locais. Até hoje permanece o mistério: seria um fenómeno da natureza ou foram criadas pelo homem?


6 – Mohenjo Daro (A cidade dos mortos), Paquistão

A misteriosa cidade de Mohenjo é um sítio arqueológico com mais de 4.000 anos que apresenta inúmeros mistérios. É a antiga sede de uma civilização que desapareceu de repente e foi o local onde se adoptou uma forma de escrita de tipo pictográfico, cujo significado é ainda desconhecido. Em 1980, a cidade foi declarada Património Mundial pela UNESCO.


7 – Antiga cidade de L’Anse aux Meadows, Canadá

Esse sítio arqueológico no extremo norte da ilha de Terra Nova, no Canadá, e onde foram encontrados restos de uma vila viking em 1960 pelo explorador norueguês Helge Ingstad e sua mulher, a arqueóloga Anne-Stine Ingstad. Em 1978 foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO.


8 – Os túneis da Idade da Pedra

Estes túneis que foram descobertos por arqueólogos se estendem por toda a Europa, da Escócia à Turquia. Medindo poucos centímetros de largura, essas construções são motivos de especulação, pois não se sabe ao certo o objectivo da sua criação.


9 – Esferas de pedra gigantes, Costa Rica

Estas esferas foram descobertas na década de 30, por uma empresa que estava a limpar a selva com o objectivo de começar uma plantação de bananas. Existem várias especulações para o surgimento dessas “bolas de pedra”, uma delas é que existe ouro escondido dentro delas.

2 comentários:

Francisco disse...

De facto é um mistério como surgiram e depois desapareceram :)

Superfunky disse...

Francisco ;)

Real Time Web Analytics