domingo, setembro 20, 2015

'Till It Happens To You': Novo videoclipe de Lady Gaga retrata a realidade da violação que está a ocorrer nos dias de hoje

A Lady Gaga lança um single novo não irá parecer nada de novo ou emocionante. Mas, desta vez, ele é muito mais do que isso! Em Till It Happens To You, Gaga faz algo necessário e urgente: expõe a cultura da violação e traz à luz todas as etapas pelas quais as vítimas deste tipo de crime passam.


O videoclipe e a música foram disponibilizados para download no iTunes e Youtube nesta sexta-feira (19). O vídeo conta a história de quatro jovens que são abusadas sexualmente e mostra as dificuldades da superação e esquecimento da cena pela qual tiveram de confrontar.

Co-autora da letra com Diane Warren, Lady Gaga vai doar parte do lucro arrecadada com as vendas da canção para organizações de apoio a vítimas de abuso sexual.

O lançamento do vídeo coincide com o aniversário de um ano da campanha da Casa Branca, It's on us, que pretende consciencializar e incentivar a não silenciar casos de violência sexual.

Segundo uma pesquisa publicada pelo Journal of Adolescent Health, a agressão sexual em universidades alcançou 'níveis de epidemia'. Mais de 18% das estudantes de uma universidade dos Estados Unidos relataram incidentes de violação ou tentativas da mesma durante seu primeiro ano na instituição.

Til It Happens To You faz parte da banda sonora do documentário The Hunting Ground, de Kirby Dick, que se estreou no Festival de Sundance neste ano. O documentário faz luz a casos de abusos sexuais ocorridos em Campus de universidades nos Estados Unidos.

No ano passado, Lady Gaga revelou ter sido vítima de estupro quando tinha 19 anos. Durante uma entrevista ao programa de rádio  ao The Howard Stern Show, a cantora afirmou que foi violada por um produtor vinte anos mais velho do que ela.

“Atravessei por fases tão terríveis que hoje me sinto capaz de sorrir, graças às sessões de terapia que me ajudaram ao longo dos anos a superar o trauma sofrido. A minha música ajudou-me como um maravilhoso apoio terapêutico", disse.

E continuou: "Não era a mesma pessoa. Para falar a verdade,  eu na altura tinha 19 anos. Eu fui para a escola católica e, de repente, quando aconteceu toda esta história, continuei o meu caminho. Pensava: será que todos os adultos agem dessa forma? Eu era muito ingénua”.

Obrigada por não te silenciares, Gaga.

2 comentários:

No Limite do Oceano disse...

Faz bem a Lady Gaga envolver-se nessas causas. Gosto dela!

Superfunky disse...

No Limite do Oceano eu também!

Real Time Web Analytics