quarta-feira, novembro 04, 2015

8 Lugares que estavam submersos, mas que agora tornaram-se visíveis outra vez!

Podemos encontrar diversas construções interessantes ao longo do mundo. Algumas delas são conhecidas por sua arquitectura peculiar, com estilos bem diferentes dos que estamos acostumados a ver.

Mas os lugares que irei mencionar ficaram mundialmente conhecidos por um aspecto muito interessante e diferente – eles emergiram da água, no meio de uma paisagem única. Isto acontece por diferentes motivos – algumas devido a terremotos, derretimento do gelo das montanhas e até por causa de barragens artificiais.

1 – Igreja de Santiago, uma igreja de 400 anos que emerge das águas de uma represa no México

Este enorme templo católico foi construído no século XVI, e abandonado no ano de 1773. O governo mexicano resolveu construir uma barragem no rio Grijalva, que acabou por inundar toda a região, e a igreja ficou submersa. Mas agora, o nível do reservatório que fica próximo à igreja diminuiu – e ela ressurgiu das águas, numa aparição rara nestes últimos anos.


2 – A Ilha da Primavera – Uma ilha em formato de tartaruga que só aparece três vezes por ano, na China

Esta ilha curiosa num formato de tartaruga está situada no rio Muodaoxi, no sudoeste chinês. Ela dá o seu ar da graça somente três meses por ano, quando os níveis de água estão baixos, passando os outros meses debaixo submersa.


3 – Epecuén, a cidade fantasma da Argentina que ficou submersa por quase 30 anos

Epecuen era uma cidade que, nos anos 1920, atraía muitos turistas graças à sua beleza, os hotéis, as casas nocturnas e aos restaurantes – sendo conhecida por uma cidade resort. Em 10 de novembro de 1985, um volume enorme de água, proveniente das longas chuvas, quebrou a barragem e inundou muitas áreas da cidade. Em 1993, a inundação lenta engoliu toda a cidade, até que foi coberta por 10 metros de água.

Quase 25 anos depois, em 2009, as chuvas não são mais constantes como antes e as águas começaram a diminuir e Epecuen emergiu. Ninguém voltou para a cidade, exceto Pablo Novak, de 81 anos, que agora é o único residente do lugar.


4 – Igreja St. Nicholas, na Macedónia

Situada no meio de uma paisagem deslumbrante de planaltos verdes e montanhas cheias de neve, a igreja abandonada de São Nicolau teria sido vítima de um lago artificial criado para fornecer água a uma usina de energia local.

Hoje, as ervas daninhas crescem nas ruínas e no telhado da torre, estando o mesmo em colapso, mas este edifício em ruínas continuará a ser um ponto de interesse na paisagem para os próximos anos.


5 – Grüner See (Lago Verde) – o lago que se transforma em um parque

Este lago, localizado na Áustria, não é só famoso por a sua linda cor esmeralda. No verão é um lago, e no inverno torna-se um parque. Esta“mudança de função” ocorre devido ao derretimento da neve das montanhas que estão à sua volta. A água escorre até formar um lago durante o verão, mas no inverno o lago seca e vira um lindo parque.


6 – A cidade chinesa que inundou após um terremoto, mas ressurgiu após cinco anos sob a água

A aldeia de Xuanping, na China, foi afectada em 2008 por um forte terremoto, provocando um alagamento que a deixou completamente inundada e destruída. Após 5 anos do facto, ela ressurgiu do fundo das águas, provando que a natureza é realmente impressionante.


7 – Lake Mead, St. Thomas, Nevada

Nesta região de Nevada, existem diversas cidades submersas, sendo uma delas St. Thomas. O lago, que existe há 80 anos, e quando fica seco, torna possível que se veja alguns restos de construções na areia.


8 – A igreja de Potosi, Venezuela

A cidade de Potosi, em Táchira, Venezuela, foi inundada em 1985, mas nos últimos anos, está a começar a ressurgir por causa da escassez de água no país. Em 2008, a cruz da igreja local começou a visualizar-se cada vez mais de fora da água, revelando a sua estrutura gótica. 

Em 2010, a água tinha recuado quase totalmente, revelando uma grande extensão de terra plana e uma imponente igreja gótica que foi uma vez quase submersa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Curioso planeamento o do lago na Áustria. Ainda não me tinha deparado com uma situação destas... interessante.

Magg

Real Time Web Analytics