sábado, julho 02, 2016

Como inserires o blazer no dia a dia (e adaptá-lo ao teu estilo)!


Uma das primeiras peças que o homem inclui no armário logo após sair da universidade ou ganhar uma promoção no trabalho, é o blazer. Esta é a peça que representa a maturidade e a responsabilidade de um homem. Vem, na maioria das vezes, junto com o restante do traje “oficial” do ambiente de trabalho formal: fato, sapato social e gravata. 


Existem muitas pessoas em Portugal que têm a mania de pensar de que existem somente dois trajes para o homem: o do trabalho e o para sair nos finais de semana. Mas a história vai muito além e eu descobri que o blazer é uma peça muito útil para as mais diversas situações e não necessariamente precisa ter aquele mood careta e certinho. Adotá-lo pode ser a maneira que tu procuras para dar um upgrade na roupa do dia-a-dia e deixares o teu look pronto para andares em qualquer ambiente.

As dicas vão para cada estilo de homem: básico, estiloso, fashionista, casual e rocker.

1. Básico

O homem básico não se costuma preocupar com a combinação de peças. Por isso, geralmente o blazer cinza é o ideal, por combinar com todas as cores. Ele não é tão formal quanto o preto e pode vir acompanhado de peças muito simples como camisas lisas, calças jeans retas e tênis desportivos (peças já conhecidas e usadas por homens deste estilo). Repara na foto em baixo: o visual é simples, natural e muito adequado tanto para ambientes de trabalho quanto para lugares mais casuais. O bom do estilo básico é que a preocupação com cores, tecidos e moda, fica em segundo (talvez terceiro ou quarto) plano, e o blazer atualiza o visual sem o menor esforço.


2. Estiloso

O homem estiloso já é um pouco mais ousado, e de forma muito natural. Sabe usar um par de óculos escuros e combiná-los com a roupa, opta por calçados diferentes e preocupa-se que a combinação de peças esteja harmônica. Gosta de estampados mais discretos, mas prefere não combiná-los entre si. O blazer, para este estilo, é um plus no visual e pode vir acompanhado de bermudas, calçados da moda e estampados discretos. inviste na combinação!


3. Fashionista

O fashionista está por dentro das tendências de moda e sabe o que está a ser usado pelo street style. Na medida em que se inspira e busca informações em sites, revistas e blogs, aprimora o seu visual e permite-se arriscar mais. Não existe um blazer ideal para este estilo. Se a peça for mais larga, justa ou tiver cores mais fortes e estampados, o fashionista vai saber adaptá-lo e ter as peças certas para combiná-lo. Uma dica é sobrepor a peças simples, e não necessariamente vesti-lo: além de ser uma maneira atual de usar a peça, mostra-se adequada para a instabilidade do clima. Mas cuidado: é preciso saber manter a pose!


4. Casual e confortável

A prioridade para este estilo de homem é estar com peças confortáveis e que tenham um bom acabamento e tecidos. Atualmente há blazers em moletom e linho, que caem como uma luva para o estilo casual e despretensioso. É uma maneira nada básica de vestir-se, porém demonstra que a preocupação no visual é com o bem-estar. As cores claras são as mais escolhidas, e podem sobrepor-se tanto a peças escuras quanto da mesma tonalidade.


5. Rocker

O rocker tem atitude e personalidade. O blazer substitui às vezes a jaqueta de couro que, muitas vezes, não são bem vistas em alguns ambientes. O ideal é resgatar o estilo rockabilly, que esteve em voga nos anos 1950, e investir em blazers com modelagem slim. Combina com ascalças skinny já conhecidas pelo estilo rocker, sapatos como brogue ou botas e camisas básicas. O plus do estilo é investir em peças estampadas, como o xadrez da imagem abaixo.


E então gostaste?

Sem comentários:

Real Time Web Analytics