terça-feira, janeiro 05, 2016

5 Locais a visitar em Portugal que te vão cortar a respiração!

Portugal tem locais lindíssimos mas, infelizmente, a maior parte das pessoas desconhece-os. A falta de investimento turístico nestes 5 locais a visitar em Portugal faz com que passem completamente despercebidos.

O que até pode ser visto como uma vantagem, caso pretendas fugir para um destes locais para recarregar baterias! São sítios económicos, com histórias e tradições que te vão, certamente, surpreender, sem esquecer as vistas de cortar a respiração. 

1. ALDEIA DE PIÓDÃO

Imagem: maimagazine.net

Situada numa encosta da Serra do Açor está a Aldeia de Piódão. As casas possuem tradicionais paredes de xisto, os teto estão repletos de lajes e as portas e janelas são de madeira, pintadas de azul. 

Os habitantes dedicam-se à criação de gado (cabras e ovelhas), à agricultura (batata, feijão, vinha, milho) ou, em alguns casos, à apicultura. 

Com grande variedade de flora (castanheiros, pinheiros, oliveiras, etc) e fauna (coelhos, javalis, raposas, doninhas, águias, corvos, perdizes, lebres, etc.), esta pitoresca aldeia é o local certo para uma escapadinha de fim de semana!

Caso tenhas a oportunidade de visitar Piódão, deixa algum tempo para visitar a aldeia vizinha, Foz d’Égua, onde podes encontrar a natureza no estado mais puro, descobrir a ponte estilo Indiana Jones que separa a ribeira de Piódão da ribeira de Chãs e, se em dias quentes, aproveitar a praia fluvial. 

2. ARQUIPÉLAGO DAS BERLENGAS

Imagem: escapadinhas.org

Este arquipélago está situado no Oceano Altântico, é composto por ilhas graníticas e, segundo reza a história, foi a primeira área área protegida do país quando, no ano de 1465 o Rei Afonso V proibiu a prática de caça na Berlenga Grande, a principal ilha das Berlengas.

A Reserva Natural das Berlengas é, desde 30 de junho de 2011, considerada Reserva Mundial da Biosfera, pela UNESCO e as imagens falam por si. É um daqueles locais a visitar em Portugal que não pode mesmo perder. 

3. MIRANDA DO DOURO


Provavelmente mais conhecido do que os locais anteriores, Miranda do Douro é daqueles locais a visitar em Portugal que o vão deixar sem palavras.

Em termos culturais, Miranda do Douro é extremamente interessante, não só devido à história e boa preservação dos edifícios, como também devido ao Mirandês, variação linguística ou dialeto da zona, que conseguiu sobreviver à passagem do tempo e que, ainda hoje, é possível ouvir.

A dança típica da região (Dança dos Paus), executada apenas por homens (Os Pauliteiros), vestidos com saias bordadas e camisas de linho enquanto dançam ao ritmo da gaita de foles, torna este local ainda mais interessante!

Se gostas de história, vale a pena visitares o centro histórico da cidade, mas não podes perder mesmo a Posta Mirandesa, com vitela da região, nem as vistas de cortar a respiração.

4. AZENHAS DO MAR


Esta simpática aldeia em forma de berço, no litoral do concelho de Sintra, vai fazer-te sonhar. Está entalada num rochedo e, recheada de casas pintadas de branco, para uma arquitetura em tudo acolhedora e convidativa, mas o mais interessante é a piscina oceânica existente na praia.

Tira uns dias para conhecer esta zona e deixe-te surpreender pela hospitalidade e o pelo espírito de conto de fadas deste local.

5. PORTAS DE RÓDÃO

Imagem: fratel.com

Um dos pontos mais altos do Rio Tejo e uma das maiores construções naturais em terras lusitanas, esta formação geológica vai deixá-lo(a) sem palavras. 

Surgiu devido a uma falha tectónica, bem como pela erosão das águas do rio, há cerca de 2,6 milhões de anos, partindo e abrindo caminho a 45 metros de largura, onde o rio faz, ainda hoje, o seu percurso natural. 

Atrai, principalmente observadores de pássaros, devido à riqueza de biodiversidade existente na zona, que abriga algumas espécies, não só raras, como em vias de extinção. É o local certo para respirar ar puro e descansar.

11 comentários:

silvestre disse...

Piodão é a aldeia da minha avó paterna :)

neko-chan disse...

Já fui a Miranda do Douro. A vista é fantástica e a comida é de comer e chorar por mais (pelo menos, o novilho).

LGBT Blog Awards disse...

3 check, 2 to go.

No Limite do Oceano disse...

Todos muito bonitos, mas Azenhas do Mar piscou-me o olho!

Francisco disse...

Dicas para as próximas férias :)

Magg disse...

De todas ainda não visitei os destinos mais nortenhos. As Azenhas do Mar são muito bonitas especialmente vistas de fora para dentro. Come-se lá muito bem.
Do arquipélago das Berlengas destaco a zona do forte que é deveras lindíssima.
Quem for lá acampar tenha cuidado que o que ronda o exterior das tendas não são coelhos :) Fica o aviso.

Superfunky disse...

silvestre :)

Superfunky disse...

neko-chan ainda não fui e quero ir em breve ;)

Superfunky disse...

LGBT Blog Awards eu apenas 2

Superfunky disse...

No Limite do Oceano tens de visitar todas :)

Superfunky disse...

Francisco & Magg ;)

Real Time Web Analytics