domingo, janeiro 10, 2016

Leva uma vida mais saudável! 3 receitas com quinoa que te vão deixar com água na boca!

Queres emagrecer com saúde e de forma saborosa? Aposta nas receitas com quinoa. O nutriente pode ser consumido em forma de grãos, flocos ou farinha, substituindo o trigo na preparação de pães e bolos, por exemplo.

Rico em fibras, o alimento contribui para o emagrecimento através do aumento da saciedade. Confere três receitas que levam quinoa, da entrada à sobremesa, e deixa a tua dieta mais deliciosa e saudável.

Salada de quinoa com frango, rúcula e amêndoas


Ingredientes: 
100g quinoa cozida 
5 tomates cereja 
6 folhas de rúcula 
Raspas de ½ limão-siciliano 
Sumo de ½ limão-siciliano 
2 colheres de sopa de amêndoas tostadas 
3 colheres de sopa de azeite 
200g de peito de frango magro 
100ml de vinho branco 
2 dentes de alho picados 
Sal e pimenta a gosto 
50ml de vinagre balsâmico 
50ml de mel.

Modo de Preparação:
Tempera o frango com o alho, vinho, sumo de limão, sal e pimenta. Deixa descansar por cerca de meia hora. Corta o frango em cubos e grelha em lume alto até alourar. Junta o vinagre balsâmico e o mel e deixe os líquidos reduzirem pela metade. Reserva. 
De seguida, junta os ingredientes da salada num recipiente, tempera com azeite, sal e limão. Serve com os cubos de frango por cima.

Hambúrguer de quinoa


Ingredientes:
500g de quinoa em grãos 
120g de queijo brie 
200g de farinha de milho 
350g de cenoura 
400g de cebola 
20ml de azeite.

Modo de Preparação: 
Cozinha a quinoa juntamente com metade da cebola por cerca de dez minutos. Corta a cenoura e cozinha por cerca de 15 minutos. Coa e bate tudo no liquidificador até virar uma pasta homogénea. De seguida, derrama o azeite numa frigideira, junta o resto da cebola e refoga a massa até secar a água. 
Deixa arrefecer e vai colocando a farinha de milho aos poucos. Divide a massa em quatro partes, separando-as pela metade. Recheia com queijo brie e fecha com o restante da massa. Modela com as mãos em formato de hambúrguer. 
Unta uma frigideira e coloca o hambúrguer. Salpique sal e deixa o hambuger por cinco minutos de cada lado. Esta receita pode ser servida com legumes grelhados ou no pão de acordo com a tua preferência.

Cookies de quinoa


Ingredientes: 
2 xícaras de chá de farinha de trigo orgânica 
½ xícara de chá de quinoa em flocos 
1 xícara de chá de mel puro 
4 colheres de sopa de manteiga clarificada sem sal 
1 colher de chá de fermento químico 
1 ovo 
100g de pepitas de chocolate 70% cacau.

Modo de Preparação: 
Mistura todos os ingredientes, menos as gotas de chocolate, com as mãos. Prepara uma massa homogénea. De seguida, faz pequenas bolinhas e distribui-as numa forma untada com manteiga. 
Antes de colocares no forno, achata a massa com os dedos para formar os cookies. Decora com as pepitas de chocolate. Assa num forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 15 minutos. 

Benefícios das receitas com quinoa

Por serem ricas em proteínas e fibras, estas receitas com quinoa auxiliam no fortalecimento muscular, principalmente para aqueles que praticam actividades físicas. Além disso, o alimento possui grandes quantidades de ómega 3 e 6, importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol.
O consumo da quinoa auxilia também na prevenção da osteoporose e da hipertensão, devido ao cálcio presente na sua composição. A semente actua, ainda, no bom funcionamento do sistema nervoso, na manutenção muscular, graças às vitaminas do complexo B que fornece ao organismo.
Também rico em zinco, o alimento age no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização do corpo. Além disto, é um ingrediente essencial para quem possui a doença celíaca, já que não contém glúten.

Sem comentários:

Real Time Web Analytics