terça-feira, janeiro 08, 2019

7 sinais de que você deve terminar uma amizade

Se uma relação de amizade não é equilibrada, e notamos que damos mais que o outro, será o momento de refletir se realmente vale a pena continuar.


Tomar a decisão de terminar uma amizade pode causar uma montanha-russa de emoções. No entanto, quando pensares de forma lógica, tu irás dar conta de que a separação é a opção mais saudável.

À medida que tu avanças pela vida, é natural que conheças pessoas novas e reforces os laços com outras pessoas.

Algumas vezes, é melhor teres cautela e seres cuidadoso com quem tu deixas entrar no teu círculo de amigos.

Lembre-te de que, depois, pode ser muito difícil terminar uma amizade, tu não deves sentir vergonha de te afastares das pessoas que não te fazem bem. No final das contas, as pessoas mudam e tu podes encontrar um caminho muito diferente do das tuas amizades.

Isto pode ser uma experiência dolorosa, mas se tu notas que, em relação à amizade, existem os seguintes sinais, é melhor terminares o relacionamento o quanto antes.

1. Terminar uma amizade quando a relação vai apenas num sentido

Quando uma amizade está em desequilíbrio e tu notas que não há uma forma de retornar, o mais provável é que teu amigo já não o valorize como tu a valorizas.

Estares todo o tempo perseguindo um amigo é algo cansativo e pode prejudicar a tua auto-estima.

Tu já paraste de contactar o teu amigo e, no entanto, ele não fez nada de diferente para mudar esta situação? Talvez seja melhor parares de gastar a tua energia e de perderes o teu tempo com uma pessoa que perdeu o interesse em ti.

2. O teu amigo manipula-te, com frequência, controlando como deve ser a tua conduta


Tu deves terminar uma relação de amizade quando tu sentes que perdeste de vista quem tu és realmente e não estás a ser autêntico na tua companhia. Pode ser que o teu amigo te esteja a manipular.

Numa amizade saudável, a profundidade de carácter de ambas as pessoas é compartilhada, sem ter uma relação de subordinação entre elas. Se não é o caso, avalia novamente a relação e pensa se vale a pena seguir com ela.

3. Está a levar-te com ele

Quando tu começas a sentir-te culpado pelo comportamento de um amigo porque a sua forma de agir é questionável, é preciso analisar como isto está a afectar a tua vida.

É normal que as pessoas te vejam da mesma forma que vêm as pessoas com as quais tu compartilhas o teu tempo.

Isto significa que, se o teu amigo tiver uma imagem negativa, os demais considerarão que tu serás igual a ele. 

Tem em conta que a natureza dos seres humanos é a de imitar as pessoas que os rodeiam de maneira instintiva, para pertencer e sobreviver. Por isso, terminar uma amizade que afecta negativamente o teu comportamento é a melhor opção.

4. Existe ciúme, inveja e competição entre vocês


Sentir que existe a necessidade de ter que provar constantemente que tu és melhor amigo do que o teu amigo pode ser exaustivo.

Uma amizade que não se baseia no apoio mútuo e na felicidade pelo crescimento pessoal do outro terá um impacto negativo para ambas as partes.

A amizade consiste em encontrar uma forma em que ambas as pessoas consigam crescer e ser melhores juntas, e não de que alguém tenha o papel de protagonista, enquanto o outro é um actor secundário.

5. O melhor da história da vossa história é o passado

Considera terminar um relacionamento de amizade se tu estiveres agarrado a ele apenas pelas melhores épocas que já passaram.

Tu deves viver o presente. Este é um tempo em que talvez tu vivas de forma diferente da tua infância.

A última coisa que tu deves fazer é estares agarrado a relações que no passado foram boas, mas que actualmente não são mais do que uma história passada.

6. O teu amigo não acrescenta nada de positivo à tua vida

É importante que tu sejas capaz de te levantar quando estiveres para baixo, mas deves terminar uma relação de amizade se tudo o que consegue com ela é ires ao fundo ainda mais.

É aqui que tu deves respeitar e deixar a pessoa ir. Os amigos devem ser uma extensão natural da tua vida, assim como tu deves ser na vida deles.

Se animando uns aos outros ou estimulando para conseguir bem-estar: o importante é que ambos acrescentem algo positivo na vida do outro.

7. Está afastando você de sua auto-estima

Os amigos de verdade proporcionam-te um sistema de apoio crucial, principalmente quando falamos de superar as tensões que a vida moderna nos gera.

Sempre que tens um problema, dificuldades ou dúvidas, os teus amigos devem oferecer apoio moral e elevar a tua auto-estima.

Terminar uma relação de amizade nunca é fácil, mas se tudo o que tu obtens da dita relação é reduzir a confiança que tu tens em ti e fazer com que duvides das tuas capacidades, é o momento de procurares outro caminho.

Sem comentários:

Real Time Web Analytics