sábado, fevereiro 20, 2016

Aveia: Propriedades E Vantagens No Seu Consumo


Altamente nutritiva e versátil, a aveia é muito benéfica para a nossa saúde. Conhece os benefícios deste super cereal.
Incluí este cereal na alimentação de uma forma regular.
Desvalorizada durante muitos anos por alguns países, onde era utilizada apenas como alimento para animais, a aveia tem propriedades realmente extraordinárias ao ponto de ser considerada um superalimento.
Sendo um dos hidratos de carbono complexos mais interessantes do ponto de vista nutricional, a aveia é um ótimo alimento a incluir ao pequeno-almoço e em refeições intermédias. Vê o que este cereal pode fazer por ti.

AVEIA, O SUPERALIMENTO 
Com um perfil nutricional invejável, a aveia é uma excelente fonte de hidratos de carbono, vitaminas do complexo B, fósforo, bem como de magnésio, ferro e zinco. As suas extraordinárias propriedades reforçam ainda o sistema imunitário e ajudam a prevenir doenças cardíacas e a diabetes. Mas não se ficam por aqui.
Por conter um alto teor de fibra, este cereal tem uma ação reguladora do trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, e ajuda a baixar os níveis de colesterol, ao mesmo tempo que reduz a pressão arterial.

AJUDA A CONTROLAR O PESO E O APETITE

Se o peso é uma preocupação na tua vida, a aveia pode ajudar-te. Composta por hidratos de carbono complexos, vitaminas, minerais, a aveia é um dos maiores aliados que pode ter no controlo do peso e do apetite.
Como se trata de um hidrato de carbono de absorção lenta e de um alimento rico em fibra, a aveia sacia durante longos períodos de tempo e ajuda-nos a manter um peso saudável. 
Além disso, é um excelente aliado para controlar impulsos alimentares e desejos “indesejados”, uma vez que a sua libertação lenta para o sangue faz com que os níveis de glicemia (açúcar no sangue) se mantenham estáveis no sangue. 

ALIADA DOS PRATICANTES DE DESPORTO
Os benefícios da aveia não ficam por aqui. A libertação prolongada de energia deste hidrato de carbono e o reforço de glicogénio muscular faz com que seja a opção ideal para uma refeição pré-treino, prova ou mesmo para um pequeno-almoço. É por isso que a aveia é um dos alimentos de eleição dos adeptos do exercício.

IDEAL PARA GRUPOS ESPECIAIS 
Devido às suas propriedades a aveia é recomendada a desportistas, como já mencionei, e em estados de anemia, fraqueza e fadiga crónica. Também é muito útil quando incorporada na alimentação de mulheres grávidas ou a amamentar, lactentes e na recuperação de doenças.

COMO UTILIZÁ-LA?
Disponível sob a forma de flocos, farelo ou farinha, a aveia pode ser consumida de várias formas, como em papas, com leite ou água, ou com iogurte. Pode triturá-la e usá-la em batidos, em farinha no pão e porque não em panquecas? 
Graças à sua versatilidade, são vários os modos de confecioná-la. Além disso, é barata e pode encontrá-la em qualquer supermercado.

Sem comentários:

Real Time Web Analytics