domingo, julho 14, 2019

Chernobyl: 7 momentos chocantes da série que aconteceram na vida real

O departamento de pesquisa da HBO merece todos os elogios pela maneira incrível como a história de Chernobyl foi construída.

A minissérie arrancou elogios dos críticos mais exigentes pela sua preocupação em mostrar detalhes minuciosos do que realmente aconteceu durante o pior acidente nuclear da história da humanidade.

A maioria dos personagens de Chernobyl são baseados em pessoas reais, e a grande parte dos eventos mostrados realmente aconteceu em Pripyat.


Estes são os 7 momentos mais chocantes de Chernobyl que realmente aconteceram na vida real!

O governo soviético tentou encobrir o desastre


É consenso histórico que o governo soviético tentou encobrir o desastre de Chernobyl. O clima na época era de Guerra Fria, e a última coisa que a União Soviética precisava era um desastre nuclear nas suas mãos, já que o partido Comunista se orgulhava da potência energética soviética. Até mesmo o engenheiro chefe na usina nuclear negou-se a acreditar que o núcleo que reactor teria explodido, mesmo após relatos de testemunhas oculares. Mesmo tentando encobrir o acidente, o governo teve que agir rápido para evitar a disseminação da radiação e a contaminação de grande parte da Europa. A evacuação de Pripyat, por exemplo, só começou 36 horas após a explosão do reactor.

Sacrifício dos trabalhadores


Em vários momentos da série, os responsáveis pelos esforços de contenção do acidente, como Valery Legasov e Boris Scherbina, reflectem sobre o facto de estarem a enviar homens para a morte. Isto aconteceu na realidade. Na época do acidente, mais de 100 pessoas envolvidas directamente na usina nuclear morreram pelos efeitos da radiação. Com o tempo, o número de mortes foi crescendo exponencialmente. Anos após o acidente, cerca de 90 mil cidadãos soviéticos morreram com sintomas relacionados ao acidente. Como Legasov explicou, aqueles que não morrem imediatamente após a exposição ao material radioactivo, estão condenados a morrer de cancro anos depois.

Manipulação de informação


Para proteger o Sistema Nuclear Soviético, o governo comunista tentou divulgar que os efeitos da radiação não eram assim tão perigosos. Altos oficiais do governo apoiavam cientistas que afirmavam que a radiação de Chernobyl era tão inofensiva quanto um Raio X. O momento foi mostrado no segundo episódio da série e realmente aconteceu na vida real.

Problemas na contenção


Os primeiros efeitos de contenção após a explosão do reactor foram completamente inadequados, e na sua maioria foi desempenhada por funcionários sem formação que apenas queriam ajudar como conseguiam. Bombeiros combatiam as chamas sem protecção corporal ou máscaras contra a radiação. Funcionários do hospital trabalhavam sem luvas e grande parte dos oficiais do governo ignorava os fatos mostrados por cientistas.

A vigilância da KGB


Assim como tudo que acontecia na União Soviética, o desastre de Chernobyl também contou com a vigilância constante da KGB. A agência de segurança (e espionagem) vigiava directamente todos os envolvidos na contenção do acidente, e chegou a prender Ulana Khomyuk por querer saber demais.

A evacuação


Ao invés de evacuar imediatamente as cidades próximas a Chernobyl, o governo preferiu impedir que as pessoas entrassem ou saíssem das cidades. Além disso, as linhas de telefones foram cortadas para “evitar a disseminação de desinformação”. Após grande insistências de experts em energias nuclear, a evacuação finalmente teve início. No entanto, centenas de pessoas morreriam por exposição excessiva à radiação, que poderia ter sido evitada se a evacuação começasse mais cedo.

Sem comentários:

Real Time Web Analytics