quarta-feira, julho 29, 2015

Novidades do iOS 9


Vem aí o novo iOS, e com ele mais dores de cabeça para os detentores de aparelhos mais antigos, e sorrisos para aqueles que têm a última tecnologia. Ou será que não?

Com um iPhone e iPad recentes, deveria olhar para o novo iOS com otimismo, mas não consigo. Principalmente depois de ler quais vão ser as grandes novidades. Será só problema meu?

1 - Siri mais inteligente

Aparentemente a Siri é como o vinho do Porto. Quanto mais velha, melhor. Com o novo iOS vai lembrar-nos de coisas a fazer e encontrar fotografias dizendo apenas o dia ou local da foto. E então? Não existem apps que permitem facilmente lembrar-nos dos afazeres? E encontrar fotos por dia ou local? As "Fotografias" organizam tudo por data e, quanto ao local, existem outras opções melhores.

E isto sem falar na Siri portuguesa. Porque se contar com ela para me lembrar de qualquer coisa, o mais provável é ela perceber tudo ao contrário. E pedir-lhe para encontrar fotos? Muitas vezes nem percebe a palavra "Lisboa"...

2 - Melhor teclado

Segundo consta, as letras dos teclados vão ficar mais pequenas (uau!!!) e se se tocar no teclado com dois dedos as letras desaparecem. A sério? Para além de óculos, vamos precisar de lupas?

3 - Modo multifunção

Disponível apenas para os aparelhos de última geração (claro), vai ser possível trabalhar em várias apps em simultâneo. Ora apesar de me parecer a melhor das novidades, e muito útil, não consigo colocar o ceticismo de lado... Será que não vai crashar constantemente? Ou deixar os aparelhos consideravelmente mais lentos?

4 - Apps mais avançadas

Diversas apps vão sofrer um upgrade. Como o Maps, que vai permitir saber o trânsito em tempo real... wait for it... em Nova Iorque, Washington, São Francisco, Berlim ou Londres. Sendo assim, quando quiser saber qual o trânsito na Baixa, vou ver como está em Nova Iorque, em Downtown. Deve ser mais ou menos o mesmo.

5 - Melhorias

No geral, tudo vai melhorar, segundo a Apple (Yupi!!). Como, por exemplo, com o iPhone bloqueado, bastará carregar duas vezes no Home para ir diretamente para a Apple Pay que, como se sabe, tem imensa utilidade em Portugal.

Brincadeiras à parte, todas as inovações e melhorias são bem vindas. Mesmo que não sejam aplicáveis ou úteis em Portugal. Mais cedo ou mais tarde isso será possível. Desde que, nessa altura, tenhamos substituído os nossos aparelhos por novos, de última geração. Caso contrário, de nada nos adiantarão todas estas novidades.

3 comentários:

O Anfitrião de Lisboa disse...

Para transito em directo saca o Waze. Gosto muito.

Lobo disse...

Se me quiseres ofertar o telemóvel novo... posso confirmar (ou não) algumas das coisas que escreveste lol

No Limite do Oceano disse...

Não ligo nada a esse tipo de engenhocas, mas há pessoas que deliram com essas novas tecnologias, prefiro gastar o dinheiro noutras coisas :-)

Real Time Web Analytics