quarta-feira, julho 08, 2015

4 pequenas trocas que vão fazer do seu pequeno-almoço a refeição ideal para o cérebro

Porquê comer manteiga quando se pode comer manteiga de amendoim? Porquê beber sumo de laranja quando se pode comer uma laranja? Porquê saborear um iogurte de fruta quando se pode saborear um iogurte com fruta? Porquê? Não é seguramente por ser mais saudável. E muito menos por deixar o seu cérebro a trabalhar como o de um pequeno Einstein.

Se quer deixar o seu cérebro mais atento e mais rápido ao longo do dia, há pequenas trocas que pode fazer na sua rotina logo de manhã. Primeiro, claro, pode começar por ler o Casal Mistério mal acordar, depois basta seguir estas quatro simples dicas compiladas pelo jornal digital Huffington Post.

Troque a manteiga pela manteiga de amendoim



Porquê?

Em primeiro lugar, porque tem menos calorias e menos gordura saturada. Depois, porque é uma fonte luminosa de proteínas – e comer proteínas logo de manhã vai dar-lhe mais energia e aumentar a sua capacidade de concentração e de se focar (além de diminuir a sua fome até ao almoço). Só para ter uma ideia da diferença, duas colheres de sopa de manteiga de amendoim têm cerca de oito gramas de proteínas, enquanto duas colheres de sopa de manteiga não têm nem um grama.

E agora quer uma dica só para acabar?

Escolha manteigas de amendoim sem açúcar, muitas acrescentam açúcar. Só amendoim é o ideal.

Troque um copo de sumo de laranja por uma laranja



Porquê?

Porque um copo de sumo de laranja quase não tem nada das fibras da fruta (cada laranja tem cerca de 3 gramas de fibra) e tem o dobro do açúcar de uma peça de fruta. Além do mais, desperdiça todos os micro-nutrientes que estão junto à casca. A laranja tem ácido fólico e vitaminas que promovem o desenvolvimento do cérebro e que ajudam na memória e capacidade de aprendizagem.

E agora quer uma dica só para acabar?

Já viu quanto poupa ao comer uma laranja em vez de um sumo feito com três laranjas ou comprado no supermercado?

Troque os cereais por papas de aveia



Porquê?

Tenho uma triste notícia para lhe dar: cereais, por muito saudável que prometam ser, não passam de bombas calóricas à espera de rebentar dentro do seu estômago. O índice glicémico da maior parte das marcas disponíveis no supermercado está num nível entre os Himalaias e os Andes. E o que é que isso quer dizer? Que provoca aquelas injecções de energia seguidas de ataques de fome. Ou seja, desequilíbrio energético. Em compensação, as papas de aveia têm um baixíssimo índice glicémico, o que quer dizer que libertam o açúcar lentamente e lhe dão uma estabilidade fundamental para o cérebro. Se juntar nozes, ainda melhor.

E agora quer uma dica só para acabar?

Se gosta dos seus cereais com leite frio, prepare as papas de aveia de véspera, deixe o leite arrefecer e coma frio.

Troque iogurte de fruta por iogurte com fruta



Porquê?

Porque iogurte de fruta é iogurte a saber a fruta, enquanto iogurte com fruta é iogurte natural com fruta fresca por cima. E o que é que vai preferir: fruta fresca ou corantes, conservantes e açúcares?

E agora quer uma dica só para acabar?

Congele os frutos vermelhos na época para os poder juntar ao seu iogurte ao longo do ano todo.

Um bom pequeno-almoço para si onde quer que o seu cérebro esteja,

1 comentário:

Unknown disse...

Uso os 4 truques, não em simultâneo, claro.
A que uso menos vezes pq demora mais tempo são as papas de aveia. Adoro mas como principalmente quando vou de férias em hotel e ao fim de semana, em casa.

Real Time Web Analytics