quinta-feira, agosto 16, 2018

Aretha Franklin: 8 fatos fascinantes sobre a Rainha da Alma

1. Quantos anos tem Aretha Franklin?

Aretha Franklin

Aretha Franklin nasceu em 25 de março de 1942
Ela fez 76 anos em 2018.

2. Quantos filhos Aretha Franklin tem?

Aretha é mãe de quatro filhos. Ela engravidou aos 12 anos e deu à luz seu primeiro filho, chamado Clarence, em 1955. O pai da criança era Donald Burk, um menino que ela conhecia da escola.

Em 1957, com 14 anos, ela teve um segundo filho chamado Edward, depois de seu pai, Edward Jordan. Enquanto Aretha perseguia sua carreira, sua avó Rachel e sua irmã Erma se revezaram em criar os filhos.

Seu terceiro filho, Ted White Jr., nasceu em 1964 e é conhecido profissionalmente como Teddy Richards. O seu filho mais novo, Kecalf Cunningham, nasceu em 1970 e é filho de seu empresário Ken Cunningham.

3. Aretha Franklin já se casou?

Aretha Franklin and her longtime partner Willie Wilkerson in 2015

Aretha casou-se duas vezes, primeiro com Theodore 'Ted' White em 1961, aos 19 anos. Depois de um casamento difícil onde se envolveu em violência doméstica, e acabaram por se separar em 1968. Ela também se casou com o seu segundo marido, o ator Glynn Turman, em 1978, e tornou-se madrasta dos três filhos de Turman. crianças de um casamento anterior.

Após o divórcio em 1984, Aretha planeava casar-se com o antigo companheiro Willie Wilkerson, mas acabou cancelando o noivado de 2012.

4. Qual é o alcance vocal de Aretha Franklin?


Aretha Franklin tem um alcance vocal que abrange cerca de quatro oitavas em seu pico.

Diz-se que seu alcance vocal é aproximadamente entre G2 e E6, e ela tem uma voz predominantemente mezzo-soprano.

5. Quem eram os pais de Aretha Franklin?

Os seus pais eram Barbara (née Siggers) e Clarence LaVaughn 'CL' Franklin. O seu pai era um pregador de Shelby, Mississippi, enquanto sua mãe era uma talentosa pianista e cantora.

OS seus pais também tiveram outros três filhos, e tanto CL quanto Barbara tiveram filhos de fora do casamento. A família mudou-se para Buffalo, Nova York, quando Aretha tinha dois anos.

Antes de seu quinto aniversário, CL Franklin transferiu permanentemente a família para Detroit, Michigan, onde assumiu o pastoreio da Igreja Batista de New Bethel. Os seus pais tiveram um casamento conturbado e em 1948, eles acabaram por se separar, tendo a Barbara de voltar para Buffalo com seu filho, Vaughn, de um relacionamento anterior.

Ao contrário da crença popular, a mãe de Aretha não abandonou seus filhos. Aretha lembrou ter visto sua mãe em Buffalo durante o verão, e Barbara também visitava frequentemente seus filhos em Detroit. A mãe de Aretha morreu em 1952. Várias mulheres, incluindo sua avó Rachel e Mahalia Jackson, revezaram ajudando as crianças.

O seu pai morreu em 1984 com a idade de 69 anos.

6. Quantos discos Aretha Franklin vendeu?


Aretha é uma das artistas com mais discos vendidos de todos os tempos, tendo vendido mais de 75 milhões de discos em todo o mundo.

Ela lançou 42 álbuns de estúdio, e seu maior sucesso no Reino Unido foi seu dueto George Michael 'I Knew You Were Waiting (por mim)' em 1987, alcançando o número um.

7. Quantos prêmios Aretha Franklin ganhou?



Aretha foi homenageada com muitos prémios e indicações ao longo de sua carreira. Nestes estão incluídos 18 prémios Grammy.

Em 2007, ganhou um Globo de Ouro pela participação no filme 'Never Gonna Break My Faith' do filme Bobby.

Em 2018, foi nomeada a artista feminina mais popular da América numa pesquisa YouGov nos EUA.

8. Para quais presidentes Aretha Franklin cantou?


Aretha Franklin cantou nas inaugurações de três presidentes americanos: Jimmy Carter, Bill Clinton e Barack Obama.

"A história americana cresce quando Aretha canta", disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a sua reação emocional ao desempenho de "Mulher Natural" no Kennedy Center Honors de 2015.

"Ninguém incorpora mais plenamente a conexão entre o espiritual afro-americano, o blues, o R & B, o rock and roll - o modo como as dificuldades e tristezas foram transformadas em algo cheio de beleza, vitalidade e esperança."

Sem comentários:

Real Time Web Analytics