terça-feira, julho 23, 2019

Pizza de salmão grelhado


INGREDIENTES
PARA O TOPPING
300 g lombos de salmão congelado
1 nalagueta vermelha
qb raíz de gengibre
2 c. sopa açúcar mascavado escuro
2 c. sopa molho de soja
3 c. sopa vinagre de sidra
1 c. chá mostarda em grão
1 c. sopa azeite
2 dentes de alho
200 g cogumelos laminados
150 g tomate mini alongado
1 c. chá sal
80 g queijo fresco em creme para barrar
100 g rúcula
1 c. sopa sementes de sésamo
PARA A MASSA
250 g farinha
1 c. chá alho em pó
1 c. chá sal
1 c. chá sementes de funcho
25 g fermento de padeiro fresco
1,25 dl água
2 c. sopa azeite


PREPARAÇÃO
1. Descongela os lombos de salmão.
2. Limpa a malagueta de sementes e pica-a em pedaços. Pela cerca de 1cm de raiz de gengibre e pica-a finamente. Mistura o açúcar com o gengibre e a malagueta, adiciona o molho de soja, o vinagre e a mostarda e mistura bem.
3. Coloca o salmão num saco de plástico, junta a marinada e fecha o saco, retirando o ar. Reserva no frigorífico de um dia para o outro.
4. Mistura a farinha com o alho em pó, o sal e as sementes de funcho. Abre uma cavidade ao meio e deita o fermento de padeiro, dissolvido na água morna, e o azeite (reserva um pouco para untar a frigideira).
5. Mistura bem e amassa com as mãos até a massa estar lisa e elástica. Molda em bola, cobre com um pano e deixa levedar em local quente até duplicar de volume.
6. Aquece bem a colher de sopa de azeite (reserva um pouco) numa frigideira larga anti-aderente, no fogão ou num grelhador a carvão. Junta os dentes de alho, finamente picados, e os cogumelos laminados e cozinha 4 a 5 minutos, mexendo frequentemente.
7. Adiciona o tomate cortado ao meio e salteia mais 2 a 3 minutos. Tempera com o sal e muda para outro recipiente.
8. Escorre bem o salmão e grelha-o na mesma frigideira cerca de 2 minutos de cada lado. Retira e reserva.
9. Aquece bem uma frigideira anti-aderente, ou uma assadeira para pizza, com 26 cm de diâmetro, previamente untada com o azeite reservado. Estende a massa com a ajuda do rolo e de farinha em disco com o mesmo diâmetro, coloca-a na frigideira e deixa cozinhar cerca de 7 minutos de cada lado. Vira a base mais duas vezes e cozinha-a até estar dourada.
10. Retira e barra-a com o queijo-creme e, por cima, dispõe a rúcula, os legumes salteados e o salmão lascado. Polvilha com as sementes de sésamo e serve de imediato.

Sem comentários:

Real Time Web Analytics