quinta-feira, julho 23, 2015

Laranja Inteira? Ou sumo de laranja?



Sabiam que vários autores referem que a ingestão de alimentos líquidos comparativamente a alimentos sólidos pode representar maior probabilidade de aumento do peso corporal? A Organização Mundial de Saúde também alerta para este facto!

Tenham em atenção que comer uma laranja é diferente de beber um sumo de laranja. Além das perdas nutricionais que ocorrem na preparação, já pensou na quantidade de laranjas que utiliza para fazer um copo de sumo? Quase de certeza que não utilizará apenas 1 peça de fruta (esta questão é válida tanto para sumos, como para batidos ou outro tipo de alimentos).


Além disso, é importante ter em conta que a mastigação permite-nos atingir maior saciedade, pois promove a libertação de hormonas que contribuem para este efeito. Uma vez que os alimentos líquidos não necessitam de mastigação, não se dá a produção das ditas hormonas "supressoras do apetite", o que leva a uma menor saciedade. 

Nesta época de calor, em que o que nos apetece são bebidas frescas, tenha estes factores em atenção e prefira a água! Se optar pelos sumos… não abuse!

Dica: Mesmo assim, quando fizer um sumo de laranja consuma-o de imediato devido à diminuição da vitamina C com a exposição à luz.

3 comentários:

Horatius disse...

Por acaso é o meu pequeno almoço, sumo de laranja de duas ou tres laranjas...

O Anfitrião de Lisboa disse...

Já o meu nutricionista me tinha disto isto.
O que fica no sumo principalmente é o açucarzinho.

No Limite do Oceano disse...

É raro comer laranja, quanto mais sumo de laranja natural. Sei que faço mal mas agora ao menos já sei, não há tempo a perder, é espremer e beber :-)

Real Time Web Analytics