sábado, outubro 17, 2015

10 motivos pelos quais estar a trabalhar num escritório pode estar a matar-te

Onde é que estás a ler este post agora? Na praia? Em casa? Ou no escritório? Se tu respondeste a última opção, então este texto é para ti. E ele significa que tu estás aí, a utilizar o tempo em que deverias estar a trabalhar para fazer uma coisa um pouco mais divertida, o que é bom. Mas significa também que tu estás a gastar tempo desnecessário no escritório. E esta rotina pode-te estar a matar. Sabe porquê?

1. Distância

Parece parvoíce, mas pesquisas indicam que quem viaja mais de 30 minutos para trabalhar tem maior ansiedade e níveis mais baixos de felicidade e satisfação. Além disso, uma distância de 16 quilómetros entre a casa e o trabalho podem te tornar mais propenso à depressão e à crise existencial. Isto também afecta a qualidade do teu sono e faz com que tu acordes mais cansado. Se não parece suficiente, o trajecto também aumenta o açúcar no sangue, o colesterol e a pressão arterial.

2. Ambiente

Algumas pessoas têm calafrios só de pensar que vão trabalhar para um escritório, convivendo com pessoas que geralmente não tem nenhuma relação, participando de conversas sobre as quais não tem nenhum interesse e sem a possibilidade de fugir dali a qualquer hora. É claro que nem todos os lugares são assim, mas se o teu escritório tiver esta característica, eu aconselho: foge enquanto é tempo.


3. Autonomia Zero

Tu alguma vez trocaste de roupa porque ela “não era adequada para trabalhar”? A não ser que tu sejas um modelo seguindo as tendências de Paris Fashion Week, dificilmente haverá uma explicação para isso. E, em casa, até o teu pijama é bastante confortável para realizar qualquer tarefa.

4. Muitas horas consecutivas

Trabalhar oito horas consecutivas pode trazer problemas cardíacos, dores nas costas, no estômago ou de cabeça. Um dos problemas pode ser o tempo que tu ficas exposto ao monitor do computador – dica: exposição excessiva pode levar ao desenvolvimento de hipersensibilidade à luz e ao glaucoma. Ficar sentado oito ou mais horas por dia também te podem fazer engordar.

5. Rotina

Já chegaste à conclusão de que a rotina pode estar a matar-te? Pois é, esta sensação chama-se: tédio e, segundo pesquisas da University College London, altos níveis de tédio podem ser associados ao aumento de risco de morte por doenças cardíacas ou derrames.


6. Falta de Tempo

Qual foi a última vez que tu fizeste algo apenas por prazer? Algumas pessoas mal conseguem lembrar-se… A verdade é que trabalhar num escritório compromete praticamente todo o teu dia: tu acordas cedo, tomas café, vestes-te para sair, deslocaste, passa oito horas sentado (mais uma ou duas no almoço), às vezes também incluí uma hora extra e… bom, já deu para perceber que não sobra tempo nenhum para mais nada, certo?

7. Barulho

Ambientes de trabalho barulhento podem causar diversos problemas à tua saúde. Pesquisas indicam que profissionais que trabalham em lugares barulhentos são mais propensos a ter doenças do coração do que trabalham em lugares silenciosos (como a tua casa, por exemplo).

8. Saúde

Há quanto tempo tu não vês o teu médico? Ou não fazes alguma actividade física? Isto pode estar a arruinar a tua saúde e, aliado aos factores acima descritos, pode ser que o teu corpo esteja a tornar-se uma bomba-relógio prestes a explodir. Já pensaste que pode ser muito fácil desactiva-la?


9. Alimentação

Com tão pouco tempo, fica difícil dar a atenção necessária para a tua alimentação. Existe quem acabe por comer uma sanduíche em frente ao computador ou simplesmente se esqueça de almoçar. Ingerir café e guloseimas a tarde inteira também não ajuda muito neste requisito.

10. Propósito

Tu tens algum propósito de te levantares pela manhã? Difícil, não é? Nem sempre é fácil encontrar motivação quando trabalhamos num escritório e somos só mais um em meio a tanta gente, realizando tarefas que quase nunca estão de acordo com o aquilo que procuramos. E esta falta de propósito pode até não te estar a matar, mas uma pesquisa com pessoas com maior longevidade indica que um dos motivos que as faz viver mais é justamente o de ter uma razão para acordar todas as manhãs.

3 comentários:

Francisco disse...

Tudo isso é verdade, mas é o ganha-pão de muito boa gente. Logo?!

Superfunky disse...

Francisco verdade! Mas se dessem a oportunidade não trabalhavas a partir de casa?

Anónimo disse...

Trabalhar a partir de casa também tem as suas desvantagens : se se é solteiro não se confraterniza tanto com outras pessoas no dia a dia. Se se tem família não se consegue trabalhar sem interrupções. São as queixas mais usuais que ouço de quem o faz em casa daí existirem cada vez mais locais associados ao cowork.

Magg

Real Time Web Analytics