segunda-feira, outubro 26, 2015

5 Ideias de como fazer uma mini horta na tua casa!

Trazer mais verde para dentro de casa dá-nos vida, frescura e alegria, já que a cor quebra o peso de tons mais escuros. Uma planta pode ficar no chão, no balcão da cozinha ou até na mesa do centro da sala.

E que tal mini hortas urbanas? Elas são uma óptima forma de melhorar também os teus hábitos alimentares, já que temperos e ervas frescas ficam bem ao alcance das nossas mãos e fazem um bem terrível.

E nada de achares que isto é impossível porque tu moras numa casa sem jardim ou quintal, ou ainda, num apartamento pequeno. É possível cultivá-la mesmo em espaços reduzidos, como áreas de serviço, varandas, jardineiras, ou até naquele cantinho da cozinha.

Hoje trago 5 ideias para te inspirares. Podes usar a criatividade com os materiais e ter diversos tipos de ervas aromáticas, como o manjericão, o cebolinho, a salsa, a hortelã, a erva-doce, o alecrim. Além de fazer muito bem o contacto com a terra, é formidável poderes usar os alimentos plantados para dar um tempero nos teus pratos. Estas plantas também dão um outro efeito na decoração. 
Agora vamos passar às dicas:

1) LATAS

O que fazer com as latas que não utilizamos mais? Muita coisas. Solta a criatividade e usa diversas para guardar os temperos ou ainda os utensílios de cozinha como colheres e mexedores. Podes redecorar as mesmas com tecido, contact, papel colorido. Com a ajuda de um martelo e de um prego podes fazer um furo no fundo para que a água escoe.



2) CANECAS ou XÍCARAS

As canecas e xícaras também se transformam em óptimos pequenos vasos e dão algum charme para o balcão da cozinha, por exemplo. Elas podem ser penduradas, decorar uma mesa ou estante na sala de jantar.




3) GARRAFAS PET

Confesso que não é a maneira mais bonita de se ter uma horta em casa, mas existem incríveis projectos usando este material. Com elas, conseguimos fazer instalações, como pendurar as plantas para as mesmas obterem água da chuva, cultivar diversos tipos de ervas de uma só vez, entre outras ideias.




4) VASOS

Além do uso comum, os vasos são apropriados para quem pensa em criar uma horta vertical. Eles podem ser colocados na parede (olha que engraçado que ficam todos coloridos!) ou ainda fazer parte de estantes e escadas colocadas na varanda.

Uma ideia super criativa é pintar os vasos simples com tinta. Com o giz, escreva o nome de cada erva correspondente. Original, não?! 




5) CAIXAS

Caixas de vinhos que normalmente se manda para o lixo ou as famosas paleets dão um suporte original para os mini canteiros. Eles podem ser colocados tanto na horizontal quanto na vertical, e por serem maiores, permitem-nos plantar ervas e legumes como alface, rúcula, etc.




No entanto para montar estes espaços verdes, temos que ter alguns cuidados:

É necessário um local ensolarado e, claro, disposição. “É preciso regar, adubar, controlar pragas. É como ter um animal de estimação. Dá trabalho, mas vale a pena”.

O ideal é um local que receba cerca de 3 a 4 horas de sol por dia. É preciso também verificar a correcta forma de preservação de cada planta e fazer combinações que funcionam, pois existem espécies que precisam de mais sol e outras de mais sombra.

Uma outra dica é usar palitos ou placas com o nome das plantas para facilitar a identificação!


E então já estás disposto a fazer a tua mini horta?

Sem comentários:

Real Time Web Analytics